pt
en

5 Dicas para fortalecer a Segurança em Espaços Comerciais

Qualquer empreendedor quer ter o seu estabelecimento seguro, e a Segurança Eletrônica tem ótimas formas para lidar com isso.

Existem diversas dicas de segurança para áreas comerciais na internet, e a medida que mais se repete nessas listas é a de ter um sistema de segurança eletrônica condizente com o empreendimento.

Hoje em dia, quando falamos de segurança, a Segurança Eletrônica já se tornou um meio de proteção básico, como falamos nesse artigo aqui sobre a Evolução da Segurança Eletrônica.

Por isso resolvemos trazer uma lista diferente. Queremos que você entenda quais recursos da Segurança Eletrônica podem ajudar a fortalecer a segurança de espaços comerciais, levando mais proteção, além de um melhor sistema de registros e organização.

1 – Central de integração de sistemas

Antes de falar de produtos que auxiliem a segurança, o primeiro passo é entender como eles se integram.

É muito importante que a rede de segurança seja integrada a uma central, dessa forma você terá maior controle do que acontece. Alguns desses produtos vêm com diversos sistemas de comunicação, para que sua segurança continue ativa mesmo na falta de internet ou com bloqueadores de sinal.

Eles podem vir com uma bateria interna para que não parem de funcionar mesmo se o local ficar sem energia. Além disso, esses dispositivos farão o contato com a empresa de segurança ou as autoridades, de acordo com o caso.

Tendo isso em mente, vamos para alguns equipamentos que serão muito úteis para reforçar a sua segurança.

2 – Sensores magnéticos

Podendo ser instalado em portas, janelas e até gavetas, esse sistema é o primeiro passo para detectar invasões ou arrombamentos, mantendo locais restritos fechados e com acesso apenas de pessoas autorizadas.

Alguns desses produtos, integrados a sistemas com central, permitem acesso remoto, enviando dados para um aplicativo no seu celular. Assim, você pode controlar quando deixar ele ligado e ser notificado quando ocorrer um evento anômalo.

3 – Sensor de presença

Esses sensores são ótimos para identificar movimentações em horários indevidos, e costumam poder ser instalados em qualquer superfície.

Eles podem ser muito úteis quando ativados em horários de inatividade no local. Ao serem acionados, irão avisar a empresa de segurança imediatamente e você também pode receber uma notificação dependendo do sistema.

4 – Sirenes

Às vezes, a melhor maneira de evitar situações críticas é deixando bem claro que isso está acontecendo.

Sirenes, conectadas a sensores, geram alertas sonoros altos o bastante para incomodar e desnortear invasores. Elas podem evitar ações dos mesmos e até levá-los a desistir e ir embora.

5 – Câmeras de segurança

Uma das opções com mais diversidade de usos e funções. As câmeras são a forma de acompanhar tudo em tempo real e ainda ter registro dos acontecimentos para consultas posteriores.

As câmeras podem variar muito de acordo com o seu modelo e empresa fabricante, algumas empregam entrada e saída de áudio, captando o que acontece e permitindo que o usuário entre em contato com as pessoas ali.

Outras até utilizam analíticos de vídeo com Inteligência Artificial. Você pode saber muito mais sobre o assunto nesse artigo que fizemos sobre Tecnologias de Controle de Acesso.

Extra:

É sempre bom ter dispositivos como Detectores de Incêndio, para deixar seu empreendimento mais seguro, mesmo por eventuais acidentes.

Também existem alguns menos utilizados como, por exemplo, o Emissor de Fumaça, que impossibilita a visão dentro do local, fazendo possíveis invasores desistirem de suas ações.

Na hora de adquirir seu sistema de segurança, procure um especialista para te ajudar a entender as necessidades do seu negócio.